Campanha

Campanha

Esta campanha, que pretende evidenciar junto da sociedade o papel das bibliotecas públicas em Portugal, tem como público-alvo a população em geral, quer seja ou não frequentadora de bibliotecas públicas, sendo baseada em diversos tipos de testemunhos, apresentação de serviços e atividades prestadas pelas bibliotecas públicas. O objetivo desta campanha é que tenha um efeito multiplicador junto da população, de modo a que se torne uma ferramenta chave de promoção, divulgação e apresentação das bibliotecas públicas portuguesas.

Esta página de apoio à Campanha Somos Bibliotecas. Públicas. Municipais. De Todos. servirá como repositório de todos os materiais criados/recolhidos - vídeos, fotografias, testemunhos, opiniões, materiais gráficos da campanha - reunindo ainda diversos elementos chave para o cumprimento dos seus objetivos. Assim, está disponível uma aplicação de simulação de cálculo do valor da biblioteca, um mapa nacional interativo das bibliotecas públicas municipais portuguesas, uma petição dirigida à Associação Nacional de Municípios Portugueses e à Assembleia da República como forma de alertar para a situação atual das Bibliotecas Públicas Municipais nacionais e para solicitar a criação de um enquadramento normativo que defina requisitos mínimos para o funcionamento das Bibliotecas Públicas Municipais.

No âmbito desta Campanha e tal como sucedeu em 1983 com o Manifesto da Leitura Pública, foi redigido um novo texto Manifesto Sobre as Bibliotecas Públicas e Municipais em Portugal: Somos Bibliotecas que recorda as fragilidadades das Bibliotecas Públicas Municipais e a necessidade de refletir sobre o futuro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas em Portugal.